quarta-feira, 16 de junho de 2010

A arte do esquecimento.


Acordei hoje (jura? HAHAHA) e depois de toda a rotina, comecei a me arrumar para ir pro colégio. Mais ou menos uma hora depois, pronta, arrumada, e devidamente perfumada e cheirosa, chamei meu pai, porquê já estava na hora. Saímos, e no meio do caminho, ele passou no banco, e cinco minutos depois, volta dizendo que não tinha como sacar dinheiro, pois minha mãe tinha levado todos os cartões de crédito com ela para o trabalho. Começou a falar. "E, se eu não tivesse lembrado ela, ela tinha levado os documentos do carro também!" E continuou "Acredita que ela pagou o Sandero e meteu no poeira, ele todo encerado, brilhando... E ela ainda queria continuar, só que eu tive que sair atrás dela correndo, tentando fazer ela parar..." E assim foi. Ele combinou de me pegar no colégio à 18:00 em ponto, já que nem dinheiro para o ônibus ele tinha para me dar. E aliás, uma tarde inteira com fome no colégio. Culpa de quem? É.
Três aulas no colégio, ponto formativo, prova nos três últimos horários. 18:00, bateu o sinal. Meu pai demorou só três segundos para chegar. Reclamei que estava com fome, morrendo de fome, e ele repetiu "culpa da sua mãe". Então, resolvi ligar pra ela. Peguei meu celular e disquei o número e depois, ela retornou.
E eu quero narrar a ligação. Lembrando que sempre que tiver "", é meu pai falando pra mim, ou eu falando para ele.

- Júlia?
- Mãe! Como assim você pegou o Sandero todo limpinho e colocou ele na poeira? E eu passei a tarde morrendo de fome, porquê a senhora levou todos os cartões de crédito com você!
P - "Diz pra ela que se eu não tivesse perguntado e lembrado ela quase ia levando os documentos do carro junto com ela também."
- E meu pai disse que a senhora ia levando os documentos do carro junto, se ele não tivesse te lembrado.
- Uai, ele esquece os documentos comigo e eu que tenho que lembrar?
J - "Pai, ela disse que o senhor esquece os documentos com ela e ela que tem que te lembrar?"
P - "Diz pra ela que ela guarda os documentos do carro na bolsa dela e como é que eu acho?"
- Mãe, ele mandou dizer que a senhora ficar guardando os documentos do carro na sua bolsa, e..
- Mentira, porquê tava no painel do carro.
"Ela disse que é mentira, porquê tava no painel do carro."
"Fala pra ela que ela fica deixando os documentos do carro em um lugar onde eu não sei, e eu fico que nem doido procurando."
- Mãe, ele disse que a senhora deixa os documentos em um lugar onde ele não sabe, e ele fica que nem doido procurando.
- Ah, mas o interesse é dele que não quer levar multa... ele que tem que lembrar...
"Ela disse que o interesse é seu e o senhor que tem que lembrar."
"Ah, fala pra ela que se eu não tivesse lembrado ela hoje, ela quase ia levar os documentos com ela de novo. Se eu não lembro..."
- Ele repetiu que mesmo assim, se ele não tivesse te lembrado, a senhora ia levar os documentos com você de novo.

Mamãe suspirou do outro lado da linha, e pude imaginá-la sorrindo levemente, talvez.
- Diz pra ele que eu o amo, então.

"Pai, ela mandou dizer que te ama."
Olhei para o meu pai. Ele sorriu meio bobo, e apesar de tentar responder, nada saiu de seus lábios. Voltei para o telefone novamente.
- Mãe, agora ele deu um sorrisinho bobo aqui e não sabe o que responder, por isso eu vou desligar. Beijo-teamo-tchau.
Desliguei.

"Um a zero pra ela, pai."
Ele só sorriu.
-

Alguém já parou pra pensar nisso? Para o mal, para as brigas e discussões, sempre temos respostas. Poderíamos passar o dia inteiro falando. Mas, para as gentilezas, palavras nos faltam. Que mundo estranho...

Um comentário:

  1. Que lindo filha! Siga o exemplo quando estiver na mesma situação. Beijos!!! Mamãe te ama tbm.

    ResponderExcluir

sinta-se a vontade.